Por: Lucas de Azevedo
Em entrevista concedida nesta segunda-feira, 24, à Fox Business, Christopher Waller, diretor do Federal Reserve (FED), expressou sua defesa por uma redução da taxa de juros na próxima reunião do banco central dos Estados Unidos, marcada para 10 de dezembro.
Waller destacou sua preocupação com o enfraquecimento do mercado de trabalho, afirmando que desde a última reunião do Fed os dados indicam pouca mudança, com inflação controlada, mas mercado de trabalho fragilizado. Ele ressaltou que “a maioria dos indicadores do setor privado aponta para um mercado de trabalho fragilizado” e que, se os dados mostrarem recuperação, o Fed poderá ser mais cauteloso.
Além disso, Waller abordou o tema da inflação, mencionando um leve aumento, mas avaliando que a tendência é de queda, especialmente se descartados os efeitos das tarifas, que ele classificou como “um evento isolado”.
O diretor afirmou que a abordagem do Fed será “reunião a reunião”, observando que os próximos passos dependerão da enxurrada de indicadores econômicos. Ele também revelou ter tido uma “ótima reunião” com o secretário do Tesouro dos EUA, Scott Bessent, indicando a importância de experiência para liderar a autoridade monetária.
A entrevista de Waller reforça as expectativas de mercado quanto a uma possível redução dos juros, sinalizando uma prioridade do Fed em equilibrar a inflação com a necessidade de proteção ao emprego, em meio a um cenário econômico que ainda apresenta incertezas.





