Por Metrópoles
A chefe da diplomacia da União Europeia (UE), Kaja Kallas, classificou, neste domingo (14/9), como “inaceitável” a incursão de um drone russo no espaço aéreo da Romênia, acusando Moscou de uma “escalada imprudente”. Menos de quatro dias após a espetacular intrusão de 19 drones russos no céu da Polônia — outro país membro da Otan —, a Romênia alegou que uma aeronave não tripulada havia violado seu espaço aéreo no sábado (13), afirmando que as ações de Moscou constituem um “novo desafio” à segurança no Mar Negro.
“A violação do espaço aéreo romeno por drones russos é outra infração inaceitável da soberania de um Estado-membro da UE”, escreveu Kallas na rede X. “Essa escalada imprudente contínua ameaça a segurança regional. Nós nos solidarizamos com a Romênia. Estou em contato próximo com o governo romeno”, acrescentou.
Bucareste condenou veementemente “as ações irresponsáveis da Federação Russa”, enfatizando que “elas representam um novo desafio à segurança e à estabilidade regionais na área do Mar Negro”, conforme um comunicado do Ministério da Defesa.
“Tais incidentes demonstram a falta de respeito da Federação Russa pelo direito internacional”, acrescenta o documento.
A Romênia informou, na noite de sábado, que seu espaço aéreo foi violado por um drone durante um ataque russo à vizinha Ucrânia. A Polônia e os países da Otan com presença militar em seu território estão em alerta máximo.