Eleições parlamentares holandesas estão indefinidas, segundo pesquisa de boca de urna

Compartilhe:

O partido liberal centrista D66 manteve uma pequena vantagem nas eleições parlamentares desta quarta-feira 29, na Holanda, de acordo com uma pesquisa de boca de urna inicial realizada pela Ipsos I&O. Logo atrás está o Partido da Liberdade (PVV), de extrema-direita, liderado por Geert Wilders, o que indica que qualquer um dos partidos ainda pode terminar em primeiro lugar.

A Ipsos indicou que o distrito eleitoral D66 deverá receber 27 das 150 cadeiras da Câmara dos Representantes, sendo 25 delas destinadas ao PVV. No sistema holandês, onde nenhum partido obtém maioria absoluta, uma coligação precisaria de 76 assentos para formar governo.

Trata-se de uma mudança significativa em relação às eleições de 2023, nas quais o PVV obteve uma vitória esmagadora com 37 cadeiras, seguido pelo Partido Trabalhista de Esquerda Verde (GL-PvdA) e pelo Partido Popular para a Liberdade e a Democracia (VVD), de centro-direita, com 25 e 20 cadeiras, respectivamente. Prevê-se que a VVD receba 23 assentos, enquanto a GL-PvdA deverá receber um número inferior ao esperado, de 20 assentos.

Embora a pesquisa de boca de urna da Ipsos seja uma indicação preliminar sujeita a alterações, seus dados em eleições passadas têm se mostrado altamente confiáveis. Em 2023, a Ipsos previu 35 cadeiras para o PVV, uma margem de erro de apenas 1,2%. Para as demais partes, o desvio mais significativo em relação aos resultados finais foi de apenas 0,5%.

A Ipsos projetou uma participação eleitoral ligeiramente inferior à de 2023. Às 19h45, a participação parcial era de 65%, um pouco abaixo dos 66% registrados no mesmo horário na eleição anterior. A participação total em 2023 foi de 77,7%.

Isso significa que os resultados finais podem diferir em entre um e três assentos, raramente mais do que isso. Com apenas dois assentos separando D66 e PVV, o resultado final permanece indefinido.

Na reta final da campanha eleitoral, o distrito eleitoral D66, liderado por Rob Jetten, viu um salto repentino nas pesquisas de opinião, chegando ao topo poucos dias antes do dia da eleição, depois de ficar atrás de PVV, GL-PvdA e CDA nas projeções iniciais. Isso também representa um retorno significativo para o D66, que sofreu grandes perdas, recebendo apenas nove cadeiras em 2023, contra 24 em 2021.

Back To Top