Por: Gram Slattery , Mike Stone e Phil Stewart – Reuters
Os EUA e a OTAN estão trabalhando em uma nova abordagem para fornecer armas à Ucrânia usando fundos de países da OTAN para pagar pela compra ou transferência de armas dos EUA, de acordo com três fontes familiarizadas com o assunto.
A renovada cooperação transatlântica na Ucrânia ocorre ao mesmo tempo em que o presidente dos EUA, Donald Trump, expressou frustração com os ataques contínuos de Moscou ao seu vizinho. Trump, que inicialmente adotou um tom mais conciliador em relação à Rússia enquanto tentava encerrar a guerra de mais de três anos na Ucrânia , ameaçou começar a impor tarifas e outras medidas se Moscou não mostrar nenhum progresso para encerrar o conflito até 8 de agosto .
O presidente disse no mês passado que os EUA forneceriam armas à Ucrânia, pagas por aliados europeus, mas não indicou como isso seria feito. Os países da OTAN, a Ucrânia e os Estados Unidos estão desenvolvendo um novo mecanismo que se concentrará em levar armas dos EUA para a Ucrânia a partir da Lista de Requisitos Prioritários da Ucrânia, conhecida pela sigla PURL, disseram as fontes.