EUA lançam operação “Lança do Sul” para combater narcoterrorismo na América Latina

Compartilhe:

Nesta quinta-feira, 13, o secretário de Guerra dos Estados Unidos, Pete Hegseth, anunciou o início da operação militar “Lança do Sul”, uma ação coordenada pelo Comando Militar Sul para enfrentar organizações narcoterroristas na região do Caribe e América Latina.

“Essa missão defende nossa pátria, remove narcoterroristas do nosso hemisfério e protege nossa pátria das drogas que estão matando nosso povo”, afirmou Hegseth em sua publicação na rede social X.

O governo norte-americano reforçou recentemente sua presença militar na região com a chegada do maior porta-aviões do mundo, o USS Gerald R. Ford, que dará suporte às operações para desmantelar organizações criminosas transnacionais.

Nos últimos meses, os Estados Unidos realizaram mais de 20 ataques a embarcações no Caribe e Pacífico, resultando em mais de 70 mortos, segundo o comando americano. Essas ações surgem após os EUA elevarem para US$ 50 milhões a recompensa por informações que levem à prisão do presidente venezuelano Nicolás Maduro, a quem acusam de liderar o Cartel de los Soles, classificado como organização terrorista internacional.

Na mesma data, a revista The Atlantic publicou que Maduro estaria disposto a negociar sua saída do poder sob condições de anistia e segurança no exílio. Enquanto isso, o governo Trump intensifica sua pressão militar e política na região, afirmando que “o hemisfério Ocidental é a vizinhança da América – e nós o protegeremos”.

Back To Top