Por: Catanduva Júnior
O presidente ucraniano Volodymyr Zelensky anunciou, no último sábado (20), durante entrevista a jornalistas em Kiev, que os Estados Unidos ofereceram um novo formato para negociações de paz entre Ucrânia e Rússia, incluindo enviados americanos e possivelmente europeus.
“Os EUA disseram que teriam uma reunião separada com representantes da Rússia. E propuseram o seguinte formato, pelo que entendi: Ucrânia, América, Rússia e, como há representantes da Europa, provavelmente a Europa também”, declarou Zelenskiy, enfatizando que Kiev decidirá sobre o formato após avaliar os resultados positivos das discussões bilaterais retomadas na última sexta-feira (19) com negociadores americanos.
Rustem Umerov, chefe da delegação ucraniana, confirmou que representantes ucranianos e europeus se reuniram com os americanos nos EUA na sexta-feira e concordaram em retomar contatos em breve, em meio a uma diplomacia de shuttle intensificada para encerrar a guerra de quase quatro anos.
Zelensky planeja discutir o tema diretamente com Umerov, sem revelar detalhes específicos da proposta da administração do presidente Donald Trump, enquanto negociadores americanos se reuniram com oficiais russos na Flórida no sábado.
O presidente ucraniano destacou que Ucrânia e Rússia não negociam cara a cara desde julho, mas os esforços mediados pelos EUA ganharam impulso recente, com o enviado russo Kirill Dmitriev confirmando ida a Miami para diálogos mediados por Steve Witkoff e Jared Kushner.
“Seria lógico realizar uma reunião conjunta após entendermos os potenciais resultados da reunião que já ocorreu”, acrescentou Zelenskiy, sinalizando otimismo cauteloso em meio às conversas descritas como construtivas.





