Fórum de Doha 2025 inicia com apelo à justiça e ação global

Compartilhe:

A 23ª edição do Fórum de Doha, no Catar, começou no último sábado, (6) na capital do Catar, reunindo chefes de Estado e diplomatas sob o tema “Justiça em Ação: Para Além das Promessas de Progresso”. O primeiro-ministro catariano, Sheikh Mohammed bin Abdulrahman Al Thani, abriu o evento afirmando: “Só soluções justas podem criar uma paz duradoura e evitar a perpetuação do conflito e da divisão”. Ele destacou ainda o sofrimento palestino e as tragédias no Sudão como exemplos urgentes de violações que ameaçam a estabilidade regional.

Outro foco central é o abismo entre Norte e Sul Global, com o diretor executivo do Fórum, Mubarak Ajlan Al-Kuwari, onde declarou que “muitas das desigualdades atuais resultam de sistemas construídos sem a participação de todos na mesa”. Entre os participantes estão o presidente sírio Ahmed al-Sharaa, o ministro das Relações Exteriores turco Hakan Fidan e o espanhol José Manuel Álvarez, reforçando o caráter diplomático do encontro de dois dias.

Bill Gates, fundador da Microsoft e presidente da Fundação Gates, proferiu discurso neste evento enfatizando o potencial humano para resolver problemas globais:

“Esta será a geração que poderá resolver o problema da mortalidade infantil. Pode erradicar a pobreza, pode erradicar a poliomielite e pode reduzir mais de 95% das doenças como a malária, o VIH e a SIDA”. Ele concluiu: “Juntos, podemos salvar a vida de milhões de crianças e capacitá-las para darem grandes contributos”.

Back To Top