Por: Lucas de Azevedo
Na véspera da apresentação de um novo plano omnibus da Comissão Europeia para simplificar as regras digitais, os ministros franceses e alemães reafirmaram seu apoio à iniciativa durante a Cúpula de Soberania Digital realizada em Berlim, na última segunda-feira, 17. Karsten Wildberger, ministro alemão para Transformação Digital, declarou:
“Estou muito curioso para ver o que amanhã trará. Espero que seja um passo grande e ousado na direção certa” — ressaltando a importância de atualizar as normas para acompanhar a rápida evolução tecnológica.
Anne Le Hénanff, ministra francesa para IA e assuntos digitais, também manifestou apoio à proposta de postergar a aplicação das regras para sistemas de IA de alto risco, destacando as incertezas que atualmente travam a inovação na Europa.
“A Lei de IA agora vem com muitas incertezas. Essas incertezas estão retardando nossa própria capacidade de inovar. Os Estados Unidos e a China lideram a corrida da IA. Simplesmente não podemos nos dar ao luxo de atrapalhar a capacidade de inovar das nossas empresas,” declarou a ministra na mesma cúpula.
Apesar do entusiasmo dos governos de França e Alemanha, há resistências no Parlamento Europeu e entre entidades da sociedade civil, que temem que a proposta da Comissão possa abrir uma “caixa de Pandora”, reduzindo proteções e beneficiando grandes empresas de tecnologia dos EUA.
Ainda assim, a Comissão pretende lançar nesta quarta-feira, 19, um “check-up digital” para analisar a eficácia das regras atuais e identificar áreas em que simplificações podem ser feitas, buscando apoiar especialmente pequenas e médias empresas europeias.





