Google mantém acordo com Chrome e Apple, mas deve compartilhar dados em grande decisão antitruste

Compartilhe:

O Google não terá que vender seu navegador Chrome, disse um juiz em Washington na terça-feira, dando uma rara vitória à Big Tech em sua batalha com as autoridades antitruste dos EUA, mas ordenando que o Google compartilhe dados com rivais para abrir a concorrência nas buscas online.A empresa-mãe do Google, Alphabet (GOOGL.O),, abre uma nova abaAs ações subiram 7,2% no pregão estendido de terça-feira, com os investidores comemorando a decisão do juiz, que também permite que o Google continue fazendo pagamentos lucrativos à Apple 

(AAPL.O), abre uma nova abaque as autoridades antitruste disseram ter congelado os concorrentes nas buscas. As ações da Apple subiram 3%. O juiz distrital dos EUA Amit Mehta também decidiu que o Google poderia manter seu sistema operacional Android, que junto com o Chrome ajuda a impulsionar o negócio de publicidade online dominante do Google.

A decisão é resultado de uma batalha judicial de cinco anos entre uma das empresas mais lucrativas do mundo e os EUA, onde reguladores antitruste e legisladores há muito questionam o domínio de mercado das Big Techs. Mehta decidiu no ano passado que o Google detém um monopólio ilegal em buscas online e publicidade relacionada.

Mas o juiz abordou a tarefa de impor medidas ao Google com “humildade”, escreveu ele, apontando para a concorrência criada pelas empresas de inteligência artificial desde o início do caso.

“Aqui, o tribunal é convidado a olhar para uma bola de cristal e prever o futuro. Não é exatamente o ponto forte de um juiz”, escreveu Mehta.

Embora o compartilhamento de dados com concorrentes fortaleça os rivais no negócio de publicidade do Google, não ter que vender o Chrome ou o Android elimina uma grande preocupação dos investidores que os veem como peças-chave para os negócios gerais do Google.

O Google enfrenta uma grande ameaça com ferramentas de IA cada vez mais populares, incluindo o popular chatbot ChatGPT da OpenAI, que já estão corroendo o domínio do Google. Se tiverem acesso aos dados que o Google é obrigado a compartilhar, as empresas de IA poderão impulsionar o desenvolvimento de chatbots e, em alguns casos, de mecanismos de busca e navegadores de IA.


Back To Top