Governo Trump faz novos ataques a barcos perto da costa da Colômbia e diz ter matado 14 pessoas

Compartilhe:

O governo de Donald Trump, dos Estados Unidos, fez novos ataques contra barcos no Oceano Pacífico, perto da costa da Colômbia, anunciou nesta terça-feira (28) o secretário de Guerra dos EUA, Pete Hegseth. Os ataques ocorreram na segunda-feira e deixaram 14 mortos.

Segundo Hegseth, foram realizados três ataques diferentes contra quatro barcos a mando de Trump. O secretário afirmou que as embarcações estavam sendo operadas por traficantes de drogas, porém sem dar provas — disse apenas que os veículos foram rastreados antes do ataque. Uma pessoa sobreviveu e foi resgatada em conjunto com o Exército americano e autoridades mexicanas.

Os ataques desta terça compõem uma investida do governo Trump contra cartéis de drogas latino-americanos, contra os quais os EUA dizem estar em guerra. A investida também ocorre em meio a uma escalada de tensões entre Trump e o governo de Nicolás Maduro e aumentam o temor por uma iminente operação terrestre e bombardeios em solo venezuelano.

Mais recentemente, o governo colombiano tem entrado na espiral de tensões, por criticar publicamente os bombardeios. Contando os ataques anunciados nesta terça, o total de barcos alvejados pelo Exército americano chega a 14 — oito no mar do Caribe e seis no Oceano Pacífico. Mais de 50 pessoas foram mortas.

Back To Top