Por Aljazeera – Foto: Mark Schiefelbein/AP
A Casa Branca ordenou uma ampla revisão dos museus e exposições do Smithsonian antes do 250º aniversário dos Estados Unidos no ano que vem, com o objetivo de alinhar o conteúdo da instituição com a interpretação do presidente Donald Trump da história dos EUA. Em uma carta enviada na terça-feira ao secretário do Smithsonian Institution, Lonnie Bunch III, a Casa Branca detalhou as medidas que espera que a organização tome para que o conteúdo do museu possa ser revisado com foco no “americanismo”.
O governo federal revisará o conteúdo público do museu, como mídias sociais, textos de exposições e materiais educacionais, para “avaliar o tom, o enquadramento histórico e o alinhamento com os ideais americanos”, diz a carta.
“Esta iniciativa visa garantir o alinhamento com a diretriz do Presidente de celebrar o excepcionalismo americano, remover narrativas divisivas ou partidárias e restaurar a confiança em nossas instituições culturais compartilhadas”, acrescentou a carta.
Em uma declaração respondendo à carta, o Smithsonian disse que continua comprometido com “excelência acadêmica, pesquisa rigorosa e apresentação precisa e factual da história”.
“Estamos revisando a carta com esse compromisso em mente e continuaremos a colaborar construtivamente com a Casa Branca, o Congresso e nosso Conselho de Regentes”, disse.