Por Redação do ge — Barcelona – Foto: Albert Gea/Reuters
Ainda não será desta vez que a torcida do Barcelona vai reencontrar o Camp Nou. O clube anunciou nesta terça-feira que a partida de domingo contra o Valência, pela quarta rodada do Campeonato Espanhol, não poderá ser no estádio do time, ainda em reforma. Como o Olímpico de Montjuic receberá um show na sexta-feira, sobrou para o Barça mandar o jogo no modesto estádio Johan Cruyff, que fica dentro do CT e é usado pela base pelo time feminino.
O público será limitado aos sócios devido a capacidade do estádio, de apenas seis mil torcedores, e o clube anunciou que fará um sorteio para decidir quem terá direito a comprar ingressos. Segundo a imprensa espanhola, o Barcelona não manda uma partida oficial em um estádio tão pequeno desde o início do século XX, quando jogava no estádio Calle Industria diante de 1.500 torcedores, depois reformado para receber os mesmos 6.000 que hoje poderão ir ao Johan Cruyff.
O Camp Nou está em obras desde junho de 2023, para modernização e ampliação da capacidade para 105 mil torcedores. O prazo inicial de término era dezembro de 2024, mas agora o clube planeja encerrar a reforma apenas em junho de 2026. O objetivo era voltar a usar o Camp Nou nesta temporada, com capacidade parcial, mas nesta terça-feira as autoridades municipais de Barcelona consideraram que o estádio ainda não reúne condições para receber torcedores.
Por causa da expectativa pelo retorno ao Camp Nou, o Barcelona teve permissão de jogar as três primeiras rodadas de LaLiga como visitante, enquanto preparava o estádio para o jogo contra o Valencia, que marcaria a volta para casa.
O revés na inspeção desta terça e a incapacidade de usar o Olímpico de Montjuic por causa do show da banda Post Malone obrigaram o Barça a buscar uma alternativa até então não considerada. Para jogar no Johan Cruyff o clube catalão precisou de uma autorização especial da LaLiga, porque o pequeno estádio não cumpre a capacidade mínima exigida para a primeira divisão espanhola, que é de 8 mil lugares.
Ainda não há previsão para o retorno do Barcelona ao Camp Nou, mas em um comunicado oficial o clube afirmou que “está trabalhando intensamente para obter as permissões administrativas necessárias para a abertura do Spotify Camp Nou nas próximas rodadas”.