Por Reuters – Foto: Internet
A Índia criticou duramente os Estados Unidos e a União Europeia, afirmando que está sendo injustamente visada por eles por causa de suas compras de petróleo russo, quando ambos comercializam extensivamente com Moscou, apesar da guerra na Ucrânia.
As críticas da Índia foram feitas após uma nova ameaça do presidente norte-americano, Donald Trump, na segunda-feira (4), de aumentar as tarifas sobre os produtos da Índia por causa de suas compras de petróleo russo, aprofundando o conflito comercial entre os dois países.
Em uma rara demonstração de unidade, o Partido Bharatiya Janata (BJP), do primeiro-ministro Narendra Modi, e o Congresso, principal partido de oposição, condenaram na terça-feira (5) as repetidas críticas de Trump a Nova Délhi.
A embaixada dos EUA e a delegação da UE em Nova Délhi não responderam imediatamente a um pedido de comentário. Tanto os Estados Unidos quanto a UE reduziram drasticamente seus laços comerciais com a Rússia desde que a Rússia lançou uma invasão em grande escala da Ucrânia em fevereiro de 2022.