Por agência de notícias alemã DW
Um vídeo que mostra uma mulher sendo brutalmente agredida pela polícia alemã durante um protesto em Berlim nesta semana provocou atrito diplomático entre a Irlanda e a Alemanha. As imagens mostram uma ativista irlandesa chamada Kitty O’Brien, que participava de um protesto pró-palestinos na capital alemã, levando dois socos diretos no rosto e sendo imobilizada com a face ensanguentada antes de ser detida.
Mais tarde, no mesmo vídeo, O’Brien aparece gritando desafiadoramente para os policiais: “Vocês não nos assustam! Isso está na conta de vocês. Há sangue nas suas mãos”.
O protesto e subsequente repressão policial ocorreram na quinta-feira (28/08) e as imagens viralizaram nos dias seguintes, levando a embaixadora da Irlanda na Alemanha, Maeve Collins, assim como altos funcionários do Departamento de Relações Exteriores da Irlanda, a contatarem as autoridades alemãs para expressar preocupação.
Um porta-voz do departamento Irlandês, citado pela emissora nacional irlandesa RTE, disse que o governo do país “está pronto para oferecer assistência consular à cidadã envolvida”.
O grupo Irish Bloc Berlin — que se define como uma “comunidade de ativistas” comprometida com a “libertação da Palestina” e a resistência contra o que chamam de “silenciamento sistemático e racializado das vozes pró-Palestina na Alemanha” — afirmou que O’Brien, integrante do grupo, precisou passar por cirurgia devido a uma fratura grave no braço direito, alegando que ela “foi puxado e torcido com grande força, quebrando o osso”.
A polícia de Berlim declarou ter encaminhado o caso às autoridades de supervisão para determinar se os agentes agiram de forma desproporcional ou criminosa.