Por Junio Silva, do Portal Metrópoles, foto: getty images
As Forças de Defesa de Israel (FDI) afirmaram que um líder do Estado Islâmico (ISIS) foi morto na Faixa de Gaza, no campo de refugiados de Bureij. A informação foi divulgada nesta sexta-feira (29/8). O suposto membro do ISIS foi identificado como Abd al-Aziz Abu Zubaida, e é apontado pelo exército israelense como a “figura mais importante” do grupo extremista em Gaza. Segundo o comunicado das FDI, ele seria responsável por definir políticas e planos, além de supervisionar ações da organização jihadista no enclave palestino.
A ligação entre Abu Zubaida e o Estado Islâmico não pode ser confirmada de forma independente, assim como a presença do grupo jihadista em Gaza. Nesta sexta-feira, o exército israelense interrompeu pausas táticas na Cidade de Gaza, assim como a entrada de ajuda humanitária na região.
A medida aconteceu em meio ao cerco contra a região, o maior centro urbano do território palestino. Apesar da pressão internacional para que aceite um acordo de cessar-fogo com o Hamas, o governo de Benjamin Netanyahu argumenta que é necessário continuar o conflito até destruir o grupo completamente. Enquanto isso, o número de palestinos mortos no conflito já ultrapassa a casa de 62 mil.