Do Uol – Imagens – Giovanni ISOLINO / AFP
Um barco fretado pelo movimento ativista “Flotilha da Liberdade”, que seguia com ajuda humanitária para Gaza, foi interceptado pelo exército israelense na noite de ontem. Momento em que a embarcação “Handala” foi interceptada foi transmitido ao vivo pelo grupo. Nas imagens, que foram cortadas pouco após a chegada dos militares, é possível ver que os ativistas estão sentados e com as mãos para cima, em sinal de rendição.
Israel confirmou a interceptação e disse que flotilha seguirá “com segurança para o litoral israelense”. Não há informações sobre os trâmites que serão seguidos no país, mas, em outro caso de interceptação feita contra a Flotilha da Liberdade, os ocupantes foram deportados para seus países de origem.
Grupo saiu de um porto na região da Sicília, na Itália, em 13 de julho. Eles levavam kit de primeiros socorros, fórmula infantil, remédios e brinquedos para crianças de Gaza, segundo a própria Flotilha da Liberdade.
Ativistas estavam a 40 milhas náuticas (cerca de 75 km) de distância da costa de Gaza quando o Exército entrou na embarcação. Esta é a terceira vez em 2025 que uma embarcação com ajuda humanitária é interceptada pelas forças israelenses.
Estão no barco 21 pessoas. Entre elas, dois jornalistas e a parlamentar francesa Emma Forreau. A embarcação tem pessoas de 10 países diferentes: Austrália, França, Itália, Marrocos, Noruega, Espanha, Suécia, Tunísia, Reino Unido e Estados Unidos.