Kremlin rejeita alterações europeias em plano de paz para Ucrânia

Compartilhe:

O Kremlin afirmou que as mudanças propostas por europeus e ucranianos ao plano de paz americano não melhoram as chances de um acordo duradouro no conflito ucraniano, em declaração feita no último domingo, (21). Yuri Ushakov, (foto), principal assessor de política externa do presidente russo Vladimir Putin, disse a repórteres em Moscou:

“Isso não é uma previsão. Tenho certeza de que as propostas que os europeus e ucranianos fizeram ou estão tentando fazer definitivamente não melhoram o documento e não melhoram a possibilidade de alcançar uma paz de longo prazo”.

A entrevista de Ushakov, reportada pela agência Interfax, ocorreu logo após reuniões em Florida no último sábado, (20), onde o enviado especial de Putin, Kirill Dmitriev, encontrou-se com o enviado americano Steve Witkoff e o genro do presidente Donald Trump, Jared Kushner, descrevendo as conversas como “construtivas”.

Negociadores europeus e ucranianos discutem ajustes a um conjunto inicial de propostas dos EUA para encerrar a guerra de quase quatro anos, mas os detalhes exatos das alterações permanecem incertos, gerando ceticismo em Moscou.

Dmitriev reforçou otimismo limitado ao afirmar que as tratativas prosseguiriam, enquanto Ushakov enfatizou que as modificações europeias não atendem aos interesses russos. A posição reflete tensões contínuas, com a Rússia avançando territorialmente em 2025, capturando 12-17 km² por dia de território ucraniano, segundo estimativas. [imagem da foto Reuters de Kirill Dmitriev ou Yuri Ushakov em reunião diplomática.

Back To Top