Por: Lucas de Azevedo
A Lituânia declarou estado de emergência nesta terça-feira, (9), em resposta a balões de contrabando vindos da Bielorrússia, aliados da Rússia, que têm interrompido o tráfego aéreo no aeroporto de Vilnius e ameaçado a segurança nacional.
O ministro do Interior, Vladislav Kondratovic, afirmou durante reunião do governo transmitida ao vivo na mesma “O estado de emergência é anunciado não apenas devido às interrupções na aviação civil, mas também por interesses de segurança nacional”. A medida permite maior coordenação entre militares, polícia e guardas de fronteira, embora a duração não tenha sido especificada.
O presidente bielorrusso Alexander Lukashenko rebateu as acusações em discurso transmitido pela agência estatal Belta, negando envolvimento e chamando as alegações de exagero: “O que os lituanos estão dizendo hoje é impossível e fora da realidade. O problema está sendo exagerado e politizado”.
Vilnius acusa Minsk de orquestrar esses “ataques híbridos” com balões carregados de cigarros, enquanto a Bielorrússia contra-acusa a Lituânia de provocações, como o envio de drones com material extremista, o que os lituanos negam. A primeira-ministra Inga Ruginienė já havia classificado os incidentes como ameaça crescente no mês passado.
Ursula von der Leyen, presidente da Comissão Europeia, condenou os balões como “ataque híbrido totalmente inaceitável” em declaração recente.





