Macron mobiliza caças à Polônia após incursão de drones russos

Compartilhe:

O presidente da França, Emmanuel Macron, anunciou nesta quinta-feira (11/9) o envio de três caças Rafale para apoiar a proteção do espaço aéreo da Polônia e reforçar o leste da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), após a violação do território polonês por drones russos. Macron afirmou que a decisão foi tomada com o respaldo do primeiro-ministro polonês, Donald Tusk, com o secretário-geral da Otan, Mark Rutte, e com o premiê britânico, Keir Starmer.

“Após as incursões com drones russos na Polônia, decidi mobilizar três caças Rafale para contribuir para a proteção do espaço aéreo polaco e do flanco oriental da Europa com os nossos aliados da Otan. A segurança do continente europeu é a nossa prioridade absoluta. Não cederemos às crescentes intimidações da Rússia”, declarou.

Reação europeia

A medida ocorre após a Polônia confirmar que 19 drones russos violaram seu espaço aéreo entre terça (9/9) e quarta-feira (10/9). Segundo Varsóvia, pelo menos três foram abatidos por caças poloneses e aeronaves de países aliados.

O governo também elevou o nível de alerta militar e acionou o Artigo 4 da Otan, que prevê consultas emergenciais sempre  que um Estado-membro considerar sua segurança ameaçada.

Back To Top