Por Redação g1
Uma comitiva de líderes europeus vai acompanhar o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, na reunião com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, na Casa Branca na segunda-feira (18). Diversos líderes de alto escalão da Europa anunciaram neste domingo (17) que acompanharão Zelensky. Veja abaixo:
- Presidente da França, Emmanuel Macron;
- Primeiro-ministro do Reino Unido, Keir Starmer;
- Chanceler da Alemanha, Friedrich Merz;
- Chefe da União Europeia, Ursula von der Leyen;
- Secretário-geral da Otan, Mark Rutte;
- Primeira-ministra da Itália, Giorgia Meloni;
- Presidente da Finlândia, Alexander Stubb.
A reunião de Trump com os europeus, anunciada inicialmente apenas com Zelensky, tem como objetivo tratar dos próximos passos para possivelmente colocar um fim na guerra da Ucrânia, e ocorre três dias após o encontro bilateral do presidente americano com Vladimir Putin, que terminou sem acordo de cessar-fogo na sexta-feira, 15.
Os europeus e Zelensky buscam um acordo para finalizar a guerra da Ucrânia, que já dura três anos e meio e causada por invasão russa, que preserve a soberania nacional e a integridade territorial ucranianas. Trump, no entanto, tende a direcionar as tratativas para que Zelensky ceda territórios exigidos por Putin para colocar um fim no conflito —algo considerado inaceitável pelos europeus.