O Dia – Foto – Érica Martin / Agência O DIA
Rio – Cerca de 31 mil pessoas se reuniram na orla de Copacabana, na Zona Sul, para a 11ª Marcha das Mulheres Negras, neste domingo (27). Com o tema “Mulheres negras rumo à Brasília: contra o racismo, por justiça e o bem viver”, o movimento aconteceu no dia em que a vereadora Marielle Franco, assassinada em 2018, completaria 46 anos. O evento contou com a presença de familiares da parlamentar, entre elas a ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco.
A marcha contou com apresentações culturais, manifestações artísticas afro-brasileiras, pintura facial e recepção das caravanas. Lideranças de favelas, quilombos, comunidades de terreiro, movimentos sociais, coletivos culturais e redes de juventude também marcaram presença no ato.
Durante a caminhada, que iniciou às 10h na Praça do Lido em direção à Praça Almirante Júlio de Noronha, diversas mulheres negras que fizeram parte da história ou foram figuras importantes foram homenageadas, como é o caso da cantora Preta Gil, que morreu no último domingo (20) aos 50 anos.