Por Euronews
A Câmara Municipal de Terrassa, a cerca de 30 quilómetros de Barcelona, decidiu suspender a adoção de gatos pretos durante todo o mês de outubro, uma medida pouco comum, mas necessária, segundo as autoridades locais, para evitar o uso destes animais em rituais ou celebrações ligadas ao Halloween.
“Fomos alertados por organizações e cidadãos de que há quem queira adotar um gato preto para usá-lo em rituais. Tivemos de dar instruções para suspender as adoções de gatos pretos no Halloween”, explicou o vice-presidente da Câmara, Noel Duque, nas redes sociais. “Em Terrassa, se quiserem adotar um gato preto, terá de ser depois do Halloween e terão de comprovar que vão cuidar dele e amá-lo”, acrescentou.
A medida de Terrassa junta-se à de outras cidades que já restringem a adoção de gatos pretos e, em menor escala, de gatos brancos, nas semanas que antecedem o dia 31 de outubro. Enquanto os primeiros continuam a ser símbolo de má sorte ou de poderes obscuros, os segundos representam pureza e boa sorte. Ambos, no entanto, partilham um destino comum: serem vítimas das superstições humanas.





