Por g1- foto: marinha dos EUA
Navios de guerra dos Estados Unidos chegaram ao sul do Caribe, próximo da costa da Venezuela, disse uma autoridade norte-americana à agência Reuters nesta quinta-feira (28). Outras embarcações também estão a caminho da região.
Segundo a agência, sete navios de guerra e um submarino nuclear já estão na região ou devem chegar até o início da próxima semana. O governo dos EUA afirma que a operação tem como objetivo combater o tráfico internacional de drogas.
A frota inclui navios como o USS San Antonio, USS Iwo Jima e USS Fort Lauderdale. As embarcações estão transportando 4.500 militares, incluindo 2.200 fuzileiros navais, segundo a Reuters. A agência disse ainda que o Exército dos EUA também tem feito voos com aviões espiões P-8 na região para coletar informações. No entanto, fontes ouvidas pela Reuters afirmam que a operação está acontecendo exclusivamente em águas internacionais.
Nesta quinta-feira, o embaixador da Venezuela nas Nações Unidas, Samuel Moncada, acusou os Estados Unidos de promover uma campanha terrorista na região. Ele se reuniu com o secretário-geral da ONU, António Guterres, para discutir a operação norte-americana.
“É uma operação massiva de propaganda para justificar o que os especialistas chamam de ação cinética – ou seja, intervenção militar em um país que é soberano e independente e não representa ameaça a ninguém”, disse.