Por Redação do ge — Oslo, Noruega, foto: getty images
A seleção norueguesa de futebol vai doar todo valor arrecadado no jogo contra Israel, pelas Eliminatórias da Copa, para o Médicos Sem Fronteiras, organização que oferece apoio humanitário na Faixa de Gaza. O comunicado foi feito pela presidente da federação, Lisa Klaveness, que denunciou os “ataques desproporcionais” israelenses. O confronto será em Oslo, no dia 11 de outubro.
“O dinheiro é destinado ao trabalho de assistência da organização em Gaza e nas áreas vizinhas afetadas pela guerra. Como membro da Fifa e da Uefa, a federação norueguesa tem que lidar com a participação de Israel em suas competições. Ao mesmo tempo, não podemos e não seremos indiferentes ao sofrimento humanitário que está ocorrendo na região, especialmente aos ataques desproporcionais contra civis em Gaza”, disse Klaveness em coletiva de imprensa.
O jogo será realizado no Estádio Ullevaal, que tem capacidade para mais de 27 mil torcedores. Os ingressos do duelo já estão esgotados, mas a federação não informou o valor da doação. Líder do Grupo I, a Noruega enfrenta Israel pela sétima rodada do torneio que vale vaga para a Copa do Mundo 2026.
As duas seleções já se enfrentaram nessas Eliminatórias. No dia 25 de março, os noruegueses venceram por 4 a 2 em Debrecen, na Hungria. Israel era o mandante, mas precisou sediar o jogo em campo neutro justamente por questões de segurança.