Por DW, foto: Risto Bozovic/AP Photo/picture alliance
Uma onda de calor que atinge partes da Europa disparou alertas meteorológicos em todo o continente, elevou as temperaturas a níveis recordes na França e na Hungria, e provocou incêndios florestais na região dos Bálcãs, onde famílias precisaram ser evacuadas nesta segunda-feira (11/08).
No sul da França, recordes de temperatura foram quebrados em quatro estações meteorológicas. Na cidade de Bordeaux os termômetros marcaram 41,6 °C, superando o recorde anterior de 41,2 °C registrado em 2019. Bergerac, Cognac e Saint-Girons também bateram recordes absolutos, segundo o serviço meteorológico nacional, Meteo France.
O órgão também colocou 12 departamentos sob alerta vermelho, que corresponde a uma onda de calor extrema, excepcional devido à sua duração, intensidade e extensão geográfica, com impacto significativo na saúde e nas atividades humanas.
Este nível de alerta foi emitido apenas oito vezes no país desde que o sistema de notificação foi criado, em 2004. A previsão é que outros quatro departamentos também sejam colocados nesse nível de risco na terça-feira.
No domingo, o sudeste da Hungria registrou um novo recorde nacional de 39,9 °C, superando a marca anterior obtida em 1948. Budapeste também bateu o recorde de calor da cidade, com 38,7 °C.
No Reino Unido, o departamento meteorológico nacional espera que a quarta onda de calor do verão atinja o pico de 33 °C em Londres na terça-feira. A Agência de Segurança de Saúde emitiu um alerta amarelo para idosos e pessoas com condições médicas.