Por: Lucas de Azevedo
O papa Leão XIV reafirmou na última terça-feira, 25, o casamento como união exclusiva entre um homem e uma mulher, definindo-o como o alicerce da família e da sociedade harmoniosa. Em conversa com a jornalista Elise Ann Allen para o site católico Crux, o pontífice destacou que o sexo vai além do simples ato de procriação, evidenciando sua dimensão de expressão de amor e exclusividade entre o casal. Ele afirmou:
“O casamento é para um homem e uma mulher. A família é pai, mãe e filhos” e ressaltou que a doutrina da Igreja sobre sexualidade e ordenação feminina não terá mudanças a curto prazo.
Além da defesa da monogamia, o papa Leão XIV demonstrou uma visão acolhedora ao afirmar que “todos, todos, todos são bem-vindos. Não por causa de uma identidade específica, mas porque todos são filhos de Deus”. Sobre as bênçãos para casais do mesmo sexo, ele esclareceu que a Igreja acolhe a todos, porém não reconhece oficialmente essas uniões, evitando ritualizações específicas.
A fala e a entrevista refletem uma busca por equilíbrio entre os valores tradicionais e a realidade social contemporânea, posicionando o papa como líder que segue os preceitos seculares da Igreja Católica, ao mesmo tempo que se propõe a acolher as diversidades humanas com respeito e dignidade.





