Por Euronews
O partido liberal centrista D66 derrotou oficialmente o partido de extrema-direita Partido da Liberdade (PVV) e tornou-se o grande vencedor da acirrada eleição parlamentar antecipada desta semana. Com quase todos os votos apurados, a agência de notícias holandesa ANP anunciou, nesta sexta-feira, 31 de outubro, que o PVV de Geert Wilders já não tem hipóteses de ultrapassar o D66 liderado por Rob Jetten.
Os votos restantes provêm de apenas um município, Venray, onde um incêndio na prefeitura atrasou a contagem dos votos. Também faltam os votos por correspondência de eleitores que vivem no exterior, cujos resultados serão divulgados até segunda-feira. A última apuração mostra uma vantagem de 15.155 votos para o Distrito 66.
O D66 — abreviação de Democratas 66, nome também em referência ao ano de fundação do partido, 1966 — obteve ganhos significativos, passando de apenas nove cadeiras no parlamento para 26. Segundo a ANP, que recolhe os resultados de todos os municípios holandeses, é também possível que o distrito eleitoral D66 ganhe um lugar residual, elevando o seu total para 27 deputados.
Quem é Rob Jetten e o que significa D66?
O partido liberal centrista esteve no governo pela última vez durante o último mandato do ex-primeiro-ministro Mark Rutte, que terminou em 2023 após uma crise relacionada ao asilo. O próprio Jetten atuou como ministro da política climática e energética na última coligação sob o comando de Rutte até 2024.
Jetten fez uma campanha intensa pelo retorno a uma política “progressista”, com foco em energia verde para reduzir os custos de energia, na construção de cidades para enfrentar a crise habitacional e no alívio da pressão sobre o sistema de saúde, priorizando a prevenção de doenças.
Sobre o tema da habitação, o político centrista afirmou que desejava construir 10 novas cidades e que a redução da burocracia permitiria a conclusão de 100 mil novas casas por ano. Entretanto, sobre a questão controversa da migração, Jetten prometeu investir mais em programas de integração e combater a imigração ilegal, permitindo que pedidos de asilo sejam feitos fora da UE.





