Por CNN
O partido de ultradireita alemão, Alternativa para a Alemanha (AfD), assumiu a liderança de intenção de votos, de acordo com uma pesquisa publicada nesta terça-feira (12). Com 26% das intenções de voto, o partido assume a liderança ante o Union, que detém 24%, seguido do SPD, com 13%.
Segundo a pesquisa, a Guerra na Ucrânia, o conflito no Oriente Médio e o cenário econômico na Alemanha são os três temas de maior interesse do público. Nas últimas eleições, em fevereiro de 2025, o partido ganhou espaço entre os eleitores jovens, passando de força regional para força nacional. A vitória da AfD em eleições estaduais no ano passado fez dela o primeiro partido de ultra-direita a vencer qualquer tipo de eleição desde a era nazista.
Nas últimas eleições, outros partidos de ultradireita também ganharam espaço na Europa em países como Portugal, Holanda, Romênia e Polônia.
A pesquisa também perguntou a mais de 2.500 eleitores alemães sobre a competência polícia de cada partido. O critério avalia a percepção sobre qual sigla é mais capaz ou confiável para lidar com os desafios atuais. Neste quesito, o Union aparece na liderança, com 19% das intenções de voto, ante a AfD e SPD.