Petro acusa governo do Peru de ter “ocupado” território da Colômbia na Amazônia

Bogotá (EFE).- O presidente da Colômbia, Gustavo Petro, acusou nesta terça-feira o governo do Peru de ter “ocupado” um território colombiano na Amazônia, pois afirma que esse país violou o Protocolo do Rio de Janeiro, que pôs fim à guerra entre os dois países entre 1932 e 1933.

“O governo do Peru ocupou um território que pertence à Colômbia e violou o Protocolo do Rio de Janeiro que pôs fim (ao conflito fronteiriço). O tratado do Rio de Janeiro estabeleceu que a fronteira é a linha mais profunda do rio Amazonas e que qualquer desacordo será resolvido entre as partes”, afirmou Petro na rede social X.

O líder colombiano disse que a origem da disputa são algumas ilhas que, segundo ele, estão localizadas “ao norte da linha mais profunda atual, e o governo do Peru acaba de se apropriar delas por lei e colocar a capital de um município em um terreno que, pelo tratado, deve pertencer à Colômbia”.

“Essa ação unilateral e violadora do tratado do Rio de Janeiro pode fazer desaparecer Leticia como porto amazônico, tirando-lhe sua vida comercial. O governo utilizará, antes de tudo, medidas diplomáticas para defender a soberania nacional”, explicou Petro.

Por essa razão, disse o presidente, a comemoração do Dia do Exército Nacional, que celebra a Batalha de Boyacá, que selou a independência colombiana, será realizada na próxima quinta-feira em Leticia, capital do departamento do Amazonas.

Back To Top