Porta-voz do Hamas, Abu Obeida, foi morto em ataque de Israel que matou pelo menos 17 pessoas em Gaza

Compartilhe:

O porta-voz mais emblemático do Hamas, Abu Obeida, foi morto em um ataque aéreo israelense na Faixa de Gaza, afirmou o primeiro ministro Benjamin Netanyahu neste domingo. Ao todo, morreram ao menos 17 pessoas na cidade de Gaza no sábado, segundo trabalhadores de emergência palestinos, um dia depois de Israel ter encerrado a política de suspender seus bombardeios na região por algumas horas diariamente para facilitar a entrega de ajuda humanitária.

“Atacamos o porta-voz do Hamas, o porta-voz desta organização criminosa e assassina, Abu Obeida. Espero que ele não esteja mais conosco, mas notei que não há ninguém do lado do Hamas para esclarecer este assunto”, disse Netanyahu, segundo um comunicado de uma reunião do governo.

Sempre mascarado em aparições públicas, Abu Obeida transformou-se no rosto mais reconhecido da propaganda do grupo, difundindo mensagens de provocação a Israel e consolidando-se como um dos personagens mais conhecidos do movimento no mundo árabe.

O ministro da Defesa israelense, Israel Katz, confirmou neste domingo que Obeida foi “eliminado” em Gaza em um ataque do Exército do país.

“O porta-voz terrorista do Hamas, Abu Obeida, foi eliminado em Gaza e se uniu a outros (indivíduos) eliminados do eixo do mal do Irã, do Líbano e do Iêmen nas profundezas do inferno”, afirmou Katz em sua conta na rede social X.

Na noite passada, Netanyahu já havia dito que “a voz do Hamas foi calada”, referindo-se a Hudayfa Samir Abdallah al-Kahlout, o nome real por trás do codinome usado pelo porta-voz. O Hamas não comentou a informação.

Back To Top