Primeiro-ministro do Iêmen é morto em ataque de Israel

Compartilhe:

O primeiro-ministro do governo Houthi do Iêmen e vários outros ministros foram mortos em um ataque israelense à capital, Sana, informou neste sábado (30) a agência de notícias controlada pelo grupo, citando uma declaração do chefe do Conselho Político Supremo dos Houthis, Mahdi al-Mashat. Outras pessoas ficaram feridas no ataque que foi realizado, na verdade, na última quinta-feira (28), disse a agência, sem fornecer detalhes.

Israel afirmou na sexta-feira que o bombardeio teve como alvo o chefe do Estado-Maior, o ministro da Defesa e outros altos funcionários alinhados ao Irã, e que ainda estava verificando o resultado da operação.

A declaração de Mashat não deixou claro se o ministro da Defesa Houthi estava entre as vítimas. Ahmad Ghaleb al-Rahwi assumiu o cargo de primeiro-ministro há quase um ano, mas o líder de fato do governo era seu vice, Mohamed Moftah, que no sábado foi designado para assumir as funções de primeiro-ministro.

Rahwi era visto em grande parte como uma figura simbólica, sem integrar o círculo interno da liderança Houthi. O exército israelense afirmou que seus caças atacaram um complexo na região de Sanaa onde altos dirigentes Houthi estavam reunidos, descrevendo a ação como uma “operação complexa” possibilitada por coleta de inteligência e superioridade aérea.

Back To Top