Por: Lucas de Azevedo
Quatro manifestantes do grupo Take Back Power foram detidos na manhã do último sábado (6), por volta das 10h (horário local), após arremessarem creme inglês e crumble de maçã contra a vitrine que protege a Coroa do Estado na Torre de Londres, levando ao fechamento temporário do local.
O ato de desobediência civil visa exigir uma “Câmara do Povo” para tributar a riqueza extrema e reparar desigualdades no Reino Unido. Imagens do incidente mostram os ativistas revelando camisetas com a mensagem do grupo.
Uma das manifestantes, em vídeo gravado durante a ação e publicado pelo grupo na rede X, declarou: “A democracia ruiu” e “A Grã-Bretanha está destruída, estamos diante das joias da nação para recuperar o poder”, em entrevista informal no momento do protesto em 6 de dezembro de 2025. A mesma ativista, após arremessar o crumble de maçã, acrescentou em tom de trocadilho:
“Há pessoas sem abrigo a morrer nas nossas ruas e esta é a altura mais perigosa do ano para elas. E temos os ricos a acumular riqueza. Isto é repugnante”, conforme registrado no vídeo da ação.
A Polícia Metropolitana confirmou as detenções por danos criminosos, em colaboração com a segurança da Torre de Londres, e o local foi isolado para investigações. O grupo Take Back Power, pouco conhecido, usou o protesto para destacar a crise social, com um ativista gritando mensagens semelhantes durante o incidente.


