Por Deutsche Welle
O presidente russo, Vladimir Putin, anunciou nesta sexta-feira (1º) que a Rússia iniciou a produção em massa de seus novos mísseis hipersônicos Oreshnik e reafirmou seus planos de implantá-los até o final deste ano em território bielorusso. Ao lado do presidente de Belarus, Alexander Lukashenko, Putin afirmou que o exército já selecionou os locais no país vizinho onde os sistemas do míssil balístico de alcance intermediário serão instalados.
“O trabalho preparatório está em andamento, e muito provavelmente estaremos concluindo antes do final do ano”, disse Putin, acrescentando que a primeira leva dos Oreshniks já foi produzida e incorporada pelo seu Exército.
A Rússia usou pela primeira vez o Oreshnik contra a Ucrânia em novembro de 2024, quando disparou a arma experimental contra uma fábrica em Dnipro.
Os mísseis de alcance intermediário podem viajar entre 500 e 5,5 mil quilômetros e seu uso estava banido por um tratado da era soviética que Estados Unidos e Rússia abandonaram em 2019. O chefe das forças de mísseis da Rússia declarou que o Oreshnik tem alcance para atingir toda a Europa.