Daina Beth Solomon, Mayela Armas e Nick Zieminski, da Reuters – Reprodução CNNBrasil
Quatro dos cinco trabalhadores presos na mina de cobre El Teniente, da Codelco, foram encontrados mortos, informou a empresa neste domingo (3), enquanto equipes de resgate trabalham para limpar passagens subterrâneas que desabaram devido a um forte tremor na semana passada.
O desabamento ocorreu na quinta-feira por volta das 17h30, horário local, causado por um dos maiores tremores já registrados em El Teniente, com o impacto de um terremoto de magnitude 4,2.
A última fatalidade eleva o número total de mortos no acidente para cinco, incluindo uma pessoa que morreu no momento do incidente na noite de quinta-feira (31). A Codelco encontrou o primeiro trabalhador preso no sábado (2) e outros dois na manhã deste domingo.
Um quarto mineiro foi encontrado mais tarde na manhã deste domingo, informou o gerente geral da El Teniente, Andes Music.
“Trabalhamos durante a noite com o máximo cuidado, examinando metro por metro”, disse ele em entrevista coletiva. “Também não quero criar falsas esperanças. Esperemos que nossos socorristas continuem progredindo.”
Até o início deste domingo, as equipes de resgate haviam desobstruído 24 metros de passagens bloqueadas, dos 90 metros que, segundo autoridades da Codelco, seriam necessários para alcançar os trabalhadores presos, na nova seção Andesita da mina.