Reino Unido impede produtos espanhóis de porco na fronteira por febre suína africana

Compartilhe:

O Reino Unido anunciou a retenção de carne de porco fresca e outros produtos espanhóis afetados na fronteira, em resposta aos primeiros casos de febre suína africana na Espanha desde 1994, detectados em javalis selvagens perto de Barcelona, na última quarta-feira, 26. Essa medida visa prevenir a entrada do vírus altamente contagioso no país.

Emilio Garcia, alto funcionário do Ministério da Agricultura espanhol, declarou em coletiva de imprensa, na última sexta-feira, 28, que:

“Todas as exportações de porco para a China foram suspensas como precaução até que Pequim verifique a implementação do protocolo limitando o comércio apenas à província afetada”. Jean-Paul Simier, analista de carne da organização francesa Cyclope, alertou na mesma:

“O mercado europeu já enfrenta dificuldades após queda de 20% nos preços desde julho, com risco de embargo ao maior exportador de porco da UE, especialmente na Ásia”.

Lizzie Wilson, CEO da Autoridade Portuária da Nigéria (NPA), exigiu, na última quinta-feira, 27, que o Departamento para o Meio Ambiente, Alimentação e Assuntos Rurais (DEFRA) garanta que nenhum produto potencialmente infectado da Espanha entre no Reino Unido, destacando a necessidade de recursos para monitorar importações ilegais em pontos como Dover. A indústria suína espanhola enfrenta restrições em 39 fazendas num raio de 20 km do foco.

Back To Top