Rodovia na Escócia vira pesadelo turístico após viralizar nas redes sociais

Na primavera passada, quando apontei meu carro para fora de Inverness para iniciar um circuito pela costa rochosa do norte da Escócia, eu esperava problemas. Dez anos antes, quando a North Highland Initiative — uma entidade beneficente criada sob o patrocínio do então príncipe Charles — rebatizou o percurso como North Coast 500 e passou a promovê-lo entre turistas, eu duvidava que daria certo.

Apoiava qualquer esforço para atrair visitantes a uma parte negligenciada do meu país natal, mas transformar as estradas esburacadas das Terras Altas do Norte em um destino desejável parecia forçar a barra.

Graças à alquimia do marketing e das redes sociais, o circuito de 516 milhas (830 quilômetros), que começa e termina na cidade de Inverness, virou uma peregrinação irresistível e perfeita para o Instagram, atraindo gente do mundo todo e sobrecarregando uma região envelhecida e pouco povoada, com estradas despreparadas para receber tantos visitantes.

Moradores começaram a perder a paciência: motorhomes engarrafando estradas de mão única, churrasqueiras descartáveis queimando campos à beira-mar, e banheiros a céu aberto por toda parte. Dez anos após sua criação, a NC500 virou um exemplo clássico de turismo excessivo.

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