Rodovia na Escócia vira pesadelo turístico após viralizar nas redes sociais

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Na primavera passada, quando apontei meu carro para fora de Inverness para iniciar um circuito pela costa rochosa do norte da Escócia, eu esperava problemas. Dez anos antes, quando a North Highland Initiative — uma entidade beneficente criada sob o patrocínio do então príncipe Charles — rebatizou o percurso como North Coast 500 e passou a promovê-lo entre turistas, eu duvidava que daria certo.

Apoiava qualquer esforço para atrair visitantes a uma parte negligenciada do meu país natal, mas transformar as estradas esburacadas das Terras Altas do Norte em um destino desejável parecia forçar a barra.

Graças à alquimia do marketing e das redes sociais, o circuito de 516 milhas (830 quilômetros), que começa e termina na cidade de Inverness, virou uma peregrinação irresistível e perfeita para o Instagram, atraindo gente do mundo todo e sobrecarregando uma região envelhecida e pouco povoada, com estradas despreparadas para receber tantos visitantes.

Moradores começaram a perder a paciência: motorhomes engarrafando estradas de mão única, churrasqueiras descartáveis queimando campos à beira-mar, e banheiros a céu aberto por toda parte. Dez anos após sua criação, a NC500 virou um exemplo clássico de turismo excessivo.

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