Rússia reafirma que não planeja atacar países da OTAN, apesar de reforço defensivo

Compartilhe:

Em entrevista concedida nesta sexta-feira, 14, uma porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da Rússia garantiu que Moscou não tem planos de atacar países membros da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN).

“Da nossa parte, já estamos cansados de repetir, mas continuaremos dizendo sempre, que não temos planos de atacar países da OTAN”, afirmou, rebatendo as recentes declarações de autoridades militares europeias sobre um suposto risco iminente de ataque russo.

Apesar da negativa quanto a planos ofensivos, a representante russa ressaltou que o país continuará adotando medidas defensivas necessárias para garantir sua segurança diante da ampliação dos contingentes da aliança perto das fronteiras russas.

“Mas todas as medidas necessárias para garantir nossa segurança, diante da ampliação dos contingentes da aliança perto das fronteiras russas, já estão sendo tomadas”, destacou na entrevista concedida hoje, reafirmando a postura estratégica da Rússia.

A porta-voz também comentou sobre o estado das relações diplomáticas com os Estados Unidos, citando o ministro das Relações Exteriores Sergey Lavrov. Ela disse que, apesar de não haver novos contatos diretos desde o encontro em Anchorage, Alasca, em que os presidentes Donald Trump e Vladimir Putin estiveram presentes, Moscou percebe disposição do governo americano em retomar o diálogo.

“Segue a disposição para uma segunda cúpula em Budapeste, desde que se baseie em resultados ‘bem trabalhados’ da reunião no Alasca”, completou.

Back To Top