Secretário de Estado dos EUA alerta que anexação de território pode ameaçar trégua e paz em Gaza

Compartilhe:

O secretário de Estado dos Estados Unidos, Marco Rubio, alertou nesta quinta-feira (23/10) que a votação no Parlamento israelense (Knesset) de projetos de lei que visam expandir a soberania israelense na Cisjordânia pode colocar em risco a frágil trégua estabelecida em Gaza. Em declarações feitas antes de embarcar para Israel, onde deverá chegar nesta quinta-feira, Marco Rubio afirmou que os Estados Unidos não podem apoiar tais iniciativas neste momento, destacando que elas poderiam ser “contraproducentes” e comprometer os esforços para manter a paz na região.

A votação em questão foi realizada na Knesset nessa quarta-feira (22/10) e aprovou o exame de dois projetos de lei que buscam ampliar a soberania israelense sobre a Cisjordânia ocupada, território disputado por israelenses e palestinos. A medida ocorre no contexto da visita do vice-presidente dos Estados Unidos, JD Vance, a Israel, com o objetivo de apoiar o frágil cessar-fogo entre Israel e o movimento islamista Hamas em Gaza.

Rubio, em suas declarações, ressaltou que, embora Israel seja uma democracia e tenha o direito de votar e discutir esses projetos, o momento atual não é o mais apropriado.

“Eu acho que o presidente Trump se certificou de que isso não é algo que podemos apoiar agora”, afirmou o secretário de Estado.

Back To Top