Por reuters
Começou na última sexta-feira, 30, a voar seu primeiro jato com uma barreira secundária no convés de voo projetada para evitar intrusões. O avião – um Boeing (BA.N), abre uma nova aba O 737 MAX 8, que foi entregue nos últimos dias, decolou na tarde de sexta-feira de Phoenix para Denver, informou a companhia aérea.
Barreiras secundárias — muito procuradas após os ataques de 11 de setembro de 2001, que expuseram os riscos da proteção inadequada de detecção de voo — são cruciais para a segurança da aviação, argumentam os sindicatos de pilotos.
O voo é um marco que marca o início da implementação do recurso de segurança em toda a nova frota de companhias aéreas comerciais dos EUA nos próximos anos. disseram à Reuters que começaram a entregar aviões com as barreiras previstas na regulamentação da Administração Federal de Aviação, anunciada em 2023 e que entrou em vigor na última segunda-feira 25 de agosto.
No mês passado, a FAA concordou em dar às companhias aéreas até o final de julho de 2026 para colocar em uso as barreiras em aeronaves recém-entregues. A maioria das grandes companhias aéreas informou à FAA que planeja aproveitar a extensão e não começar a usar as barreiras imediatamente.
A Southwest optou por começar a cumprir imediatamente ao receber as novas aeronaves e espera receber cerca de 25 aeronaves Boeing adicionais neste ano que terão as barreiras.
“Sentimos que poderíamos fazer isso e colocá-lo em produção assim que a aeronave estivesse pronta”, disse Justin Jones, vice-presidente executivo de operações da Southwest.