Por AFP
A empresa SpaceX cancelou, neste domingo (24), um voo de teste do megafoguete Starship e afirmou que precisa de mais tempo para solucionar problemas, após experimentos recentes que terminaram em explosões.
Com 123 metros de altura, o Starship é o maior e mais potente veículo de lançamento que já foi construído, com o objetivo de levar os americanos de volta à Lua, e é essencial para realizar o sonho de Elon Musk – dono da SpaceX e pessoa mais rica do mundo – de colonizar Marte.
O foguete deveria ser lançado no domingo da Starbase, a base da empresa no sul do Texas, às 18h30 locais (20h30 de Brasília). Quinze minutos antes, a SpaceX anunciou a suspensão.
“Descarta-se o décimo voo do Starship, para dar tempo de resolver um problema nos sistemas em terra”, informou a empresa na rede social X.
Musk revelou recentemente a necessidade de reparos em um vazamento de oxigênio líquido no equipamento em terra.
A SpaceX anunciou que o lançamento deve acontecer no mesmo horário nesta segunda-feira (25), mas alertou que a programação permanente “dinâmica e poderia mudar”. Repetidas explosões que espalharam destroços sobre ilhas do Caribe e interromperam voos nos últimos meses aumentaram a pressão sobre a SpaceX para a realização de um teste livre de contratempos.
A missão não tripulada, com duração de uma hora, tem a meta de testar a parte superior em voo ao redor da Terra enquanto os propulsores da parte inferior cairiam no Oceano Índico.