Por Deutsche Welle
Tailândia e Camboja assinaram neste domingo (26/10) um acordo ampliado de cessar-fogo, suspendendo uma disputa secular pelo Triângulo de Esmeralda – área onde a fronteira dos dois países se encontra com a do Laos.
A cerimônia contou com a presença do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, cujas ameaças de pressão econômica levaram os dois países a interromper os confrontos ao longo de sua fronteira disputada no início deste ano.
Alguns dos combates mais graves entre os dois países ocorreram em julho, deixando mais de 40 mortos e 300 mil deslocados. Na época, Trump ameaçou suspender acordos comerciais caso as hostilidades não cessassem. Tailândia e Camboja, então, concordaram com uma trégua inicial no fim de julho, que se manteve instável.
Como parte da primeira fase do novo acordo, a Tailândia libertará 18 prisioneiros cambojanos, e o Camboja começará a retirar sua artilharia pesada da fronteira. Observadores regionais monitorarão a situação para garantir que os combates não sejam retomados.





