Taxa do Brasil é a mesma de Argentina e Paraguai, mas Trump não se queixa desses países, dizem integrantes do governo Lula

Ao declarar que o Brasil é “um dos piores parceiros do mundo”, por causa das alíquotas de importação, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, parece ignorar que, salvo algumas exceções, o imposto cobrado é o mesmo para todos os membros do Mercosul. E mesmo assim, Trump não ataca Argentina e Paraguai, que têm governos alinhados com o mandatário americano.

Essa observação é de interlocutores do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O Brasil e os demais sócios do Mercosul usam a Tarifa Externa Comum (TEC) no comércio com países que não fazem parte do bloco, o que mostra que a atitude de Trump é questionável.

Nesta quinta-feira, o presidente dos EUA voltou a defender o ex-presidente Jair Bolsonaro, que está sendo processado por tentativa de golpe de Estado e se encontra em prisão domiciliar. Trump já deixou claro que a situação de Bolsonaro deve entrar em uma negociação com seu país relacionada ao tarifaço e sempre faz duras críticas ao Judiciário brasileiro.

Back To Top