Por John Revill e Trevor Hunnicutt, da Reuters – Fot:o internet
A mais recente onda de tarifas do presidente dos EUA , Donald Trump, sobre exportações de dezenas de parceiros comerciais derrubou os mercados de ações globais na sexta-feira e fez com que países e empresas lutassem para buscar maneiras de fechar melhores acordos .
Enquanto Trump avança com os planos de reorganizar a economia global com as maiores taxas tarifárias desde o início da década de 1930, a Suíça, “atordoada” com tarifas de 39%, buscou mais negociações, assim como a Índia, atingida por uma taxa de 25%.
As novas tarifas também incluem uma taxa de 35% sobre muitos produtos do Canadá, 50% para o Brasil e 20% para Taiwan. Taiwan afirmou que sua taxa era ” temporária ” e esperava atingir um valor menor. As ações globais caíram, com o STOXX 600 da Europa (.STOXX), abre uma nova abaqueda de 1,8% no dia e 2,5% na semana, a caminho de sua maior queda semanal desde que Trump anunciou sua primeira grande onda de tarifas em 2 de abril. Wall Street também abriu em forte baixa nesta sexta-feira, 1 de agosto.