Por Metrópoles
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, apresentou um pedido de compensação de US$ 230 milhões (cerca de R$ 1,23 bilhão) ao Departamento de Justiça do país por investigações federais que o tiveram como alvo durante o governo de Joe Biden. A informação foi divulgada pelo The New York Times.
Segundo o jornal, Trump busca ressarcimento por supostas violações de direitos em duas investigações conduzidas enquanto o presidente democrata estava na Casa Branca. Uma delas é a apuração sobre a interferência russa nas eleições presidenciais de 2016, que o republicano venceu.
O caso foi liderado pelo procurador especial Robert Mueller, cujo relatório concluiu que não havia provas de conspiração entre a campanha de Trump e Moscou, mas também não descartou a possibilidade de obstrução de Justiça. Apesar das suspeitas, o então presidente não chegou a ser acusado formalmente.
Investigações foram encerradas, mas Trump quer ressarcimento
Com o retorno do republicano à Casa Branca, todas as investigações foram encerradas pela Justiça norte-americana. Agora, ele alega que as ações representaram uma “perseguição política” por parte do governo Biden e, por isso, pede ressarcimento pelos danos sofridos.
De acordo com fontes do Departamento de Justiça ouvidas pelo NY Times, o presidente formalizou a queixa por meio de um requerimento administrativo, um tipo de reclamação apresentada a órgãos do governo. Caso o pedido seja negado ou não resulte em acordo, Trump poderá levar o caso aos tribunais.





