Por Portal Metrópoles
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, deve assinar na sexta-feira (5/9) uma ordem executiva para alterar o nome do Departamento de Defesa, que passará a se chamar oficialmente Departamento de Guerra. A informação foi confirmada por um funcionário da Casa Branca à CNN Internacional, nesta quinta-feira (4/9).
A medida vinha sendo sinalizada pelo republicano nos últimos dias. Na última semana, em conversa com jornalistas no Salão Oval, Trump já havia antecipado a mudança.
“Nós o chamamos de Departamento de Defesa, mas, entre nós, acho que vamos mudar o nome”, declarou o presidente norte-americano.
Segundo ele, a nova denominação resgataria a tradição histórica. “Vencemos a Primeira Guerra Mundial, a Segunda Guerra Mundial — chamava-se Departamento de Guerra e, para mim, é isso mesmo. A defesa faz parte disso, mas tenho a sensação de que vamos mudar”, acrescentou.
O departamento foi criado em 1947, durante o governo de Harry Truman, em substituição ao antigo Departamento de Guerra. Desde então, passou a ter sob sua estrutura as Forças Armadas norte-americanas, com sede no Pentágono.
Antigamente, o Pentágono era conhecido como Departamento de Guerra, quando foi criado ainda no governo de George Washington, o primeiro presidente dos Estados Unidos que instituiu o Exército do país. O nome, no entanto, deixou de ser usado em 1949, após uma ampla reorganização das Forças Armadas conduzida pelo presidente Harry Truman.
Dois anos antes, em 1947, Truman havia sancionado a Lei de Segurança Nacional, que unificou o Departamento da Marinha, o recém-criado Departamento da Força Aérea e o Departamento do Exército — até então chamado de Departamento de Guerra — em uma estrutura conhecida como Estabelecimento Militar Nacional, subordinada a um secretário civil de Defesa.