Por Redação g1, foto: Andrew Caballero-Reynolds/AFP
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, classificou neste sábado (16) de “ótimo” e “bem-sucedido” o encontro que teve na sexta-feira (15) com o presidente da Rússia, Vladimir Putin. E diminuiu a importância de um acordo de cessar-fogo, que não foi alcançado na reunião antes da cúpula, ele disse que sairia desapontado caso não houvesse acordo. Mas também disse que agora mira em um acordo de paz.
“A reunião com o presidente Vladimir Putin, da Rússia, correu muito bem, assim como um telefonema noturno com o presidente Zelensky, da Ucrânia, e vários líderes europeus, incluindo o respeitado secretário-geral da OTAN. Todos decidiram que a melhor maneira de pôr fim à terrível guerra entre a Rússia e a Ucrânia é chegar diretamente a um acordo de paz, que poria fim à guerra, e não a um mero acordo de cessar-fogo, que muitas vezes não se sustenta”, disse Trump em publicação na sua rede social Truth Social nesta manhã.
A reunião, segundo os dois lados, vai tratar dos próximos passos na tentativa de colocar um fim na guerra da Ucrânia, depois de o encontro entre norte-americano e Putin terminar sem acordo. Em nota publicada no X, o presidente ucraniano disse que cogita uma reunião entre Rússia, Ucrânia e Estados Unidos.
“Apoiamos a proposta do presidente Trump para uma reunião trilateral entre Ucrânia, EUA e Rússia. A Ucrânia enfatiza que questões-chave podem ser discutidas diretamente entre os líderes, e o formato trilateral é adequado para isso”, disse Zelensky.