Por Metrópoles – foto: getty images
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, informou para jornalistas que conseguiu chegar a um acordo comercial com o líder chinês, Xi Jinping. Sem dar mais detalhes, o republicano informou que o acordo será assinado “muito em breve”. As declarações foram dadas para jornalistas dentro da aeronave Air Force One, na madrugada desta quinta-feira (30/10) — no horário de Brasília — logo após a reunião bilateral com Xi Jinping em Busan, na Coreia do Sul.
“Acho que muito em breve, não temos muitos grandes obstáculos”, disse. “Temos um acordo. Agora, vamos renegociar o acordo todos os anos, mas acho que ele vai durar muito tempo. É um acordo de um ano, e vamos prorrogá-lo depois desse período”, informou Trump à CNN Internacional.
Trump embarcou para os Estados Unidos após uma série de encontros importantes na Ásia, entre elas a com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, realizada no último domingo (26/10).
Tarifas serão reduzidas
Em conversa com jornalistas dentro do Air Force One, Trump disse que o encontro com Xi foi “incrível” e que o presidente chinês se comprometeu a trabalhar ao máximo para reprimir o comércio ilícito de produtos químicos usados na produção de fentanil — um opioide que causa cerca de 70 mil mortes por ano nos EUA.





