Por Redação g1 – Foto: REUTERS/Evelyn Hockstein
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou que mobilizou dois submarinos nucleares nesta sexta-feira (1º), após as ameaças feitas pelo ex-presidente da Rússia Dmitry Medvedev. Na quinta-feira (31), o russo, que é aliado de Vladimir Putin e membro do governo, disse que o norte-americano deveria lembrar que Moscou ainda possui o sistema soviético de retaliação nuclear, conhecido como “Mão Morta”, com alto poder de destruição.
Pouco antes de falar sobre os submarinos, Trump também lamentou as mortes de soldados na guerra entre a Rússia e a Ucrânia e voltou a pedir que os dois países cheguem a um acordo de cessar-fogo. Na terça-feira (29), o republicano deu um prazo de 10 dias para o governo russo aceitar a proposta de 60 dias de trégua apresentada pelos EUA.
A declaração de Medvedev sobre uma possível retaliação nuclear russa foi uma reação a outra mensagem publicada por Trump nas redes. Nela, o presidente dos Estados Unidos o criticava por ter dito que a proposta de tarifas contra compradores de petróleo russo era “um jogo de ultimatos” que aproximava os dois países de uma guerra.