Por Euronews
A Turquia e o Reino Unido assinaram um acordo no valor de £ 8 bilhões (cerca de € 9 bilhões) para 20 jatos Eurofighter Typhoon na segunda-feira.
O acordo para aumentar as capacidades aéreas da Turquia foi assinado em Ancara durante a primeira visita do primeiro-ministro britânico Keir Starmer ao país e marca o primeiro novo pedido de Typhoons do Reino Unido desde 2017.
“Nossos países podem estar em qualquer extremidade da Europa, mas somos parceiros fortes, trabalhando mais próximos agora do que nunca”, disse Starmer durante uma cerimônia de assinatura ao lado do presidente turco Recep Tayyip Erdoğan.
“Isso reforçará a segurança em toda a OTAN, aprofundará nossa cooperação bilateral em defesa e impulsionará o crescimento econômico aqui e no Reino Unido, garantindo 20.000 empregos britânicos”, acrescentou Starmer. “Tenho orgulho de que os tufões britânicos serão uma parte vital da Força Aérea Turca por muitos anos.”
Erdoğan saudou o acordo como um “novo símbolo do relacionamento estratégico entre nós como dois aliados próximos”. Starmer acrescentou que o acordo oferece a opção de venda de mais jatos no futuro.
Ancara e Londres assinaram um acordo preliminar para os Eurofighters em julho, que são fabricados por um consórcio formado pelo Reino Unido, Alemanha, Itália e Espanha e liderado pela britânica BAE Systems.
O acordo ocorreu após a decisão da Alemanha de suspender sua antiga oposição à venda dos jatos para a Turquia. Na semana passada, Erdoğan visitou três países do Golfo e conversou sobre a possível aquisição de Typhoons usados do Catar e Omã.
Além das 20 novas aeronaves Typhoon, a Turquia planeja comprar 12 jatos usados do Catar e outros 12 de Omã, disse o canal de notícias turco A Haber, citando o Ministro da Defesa Yaşar Güler.





