Por: Lucas de Azevedo
De 10 a 13 de novembro, Lisboa recebe a Web Summit, uma das maiores conferências de tecnologia e inovação do mundo, reunindo cerca de 70 mil participantes na FIL — Feira Internacional de Lisboa. Entre os destaques da programação, estão as palestras sobre inteligência artificial, mobilidade, codificação e até jatos privados a jato, temas que refletem o pulso acelerado da transformação tecnológica global.
“Estamos diante de um momento único, onde o código deixa de ser só uma linguagem técnica para se tornar o coração da inovação que impacta o dia a dia das pessoas,” declarou Andrew McDonald, SVP da Uber, durante sua apresentação na manhã desta segunda-feira, 10, dia de abertura deste evento.
Além das sessões técnicas, a conferência privilegia o networking entre startups, investidores e líderes do setor. Etosha Cave, CEO da Twelve, destacou a importância da colaboração:
“Aqui em Lisboa, encontramos o ambiente ideal para acelerar projetos que unem tecnologia e sustentabilidade, especialmente com o interesse crescente em greentech e saúde digital.” Ainda segundo Cave, a presença maciça de mulheres fundadoras e o espaço para debates sobre ética em IA marcam uma evolução positiva na indústria.
A Web Summit também trouxe para o centro das atenções os avanços em inteligência artificial com painéis específicos sobre ética, segurança e o impacto social da AGI (Inteligência Artificial Geral). Conforme explicou Max Tegmark, presidente do Future of Life Institut:
“Precisamos discutir não só o que a IA pode fazer, mas o que deve fazer, para garantir que esse poder seja utilizado para o bem-estar coletivo.”
A programação completa, fotos do evento e outras manchetes estão disponíveis na cobertura oficial do Web Summit Lisboa 2025, que acontece até o dia 13 de novembro.





